domingo, 20 de janeiro de 2013

Resenha: Genesis

Nome: Gênesis
Autor: Bernard Beckett
Páginas: 176
Editora: Intrínseca
Sinopse: "Na ocasião em que a Terra foi arrasada pela Peste, os sobreviventes reuniram-se em uma nova sociedade. Separados do mundo exterior por uma cerca em pleno oceano, vivem em absoluto isolamento – aviões que se aproximam são abatidos; refugiados, executados. Até que um soldado escolhe romper com as regras e, em vez de disparar, resgata das águas uma menina. Seu nome é Adam Forde. Ele muda para sempre o curso da História.  Anaximandra, uma jovem de 14 anos, estudou a fundo esses dados históricos. Numa sala com pouca luz ela está sentada diante de três Examinadores para uma exaustiva prova de quatro horas. Adam Forde, seu herói, morto há bastante tempo, é o tema do exame. Se aprovada, ela será admitida na Academia – a instituição de elite que governa aquela sociedade utópica. Anax, porém, está prestes a descobrir que nem tudo consta dos registros acadêmicos. Há fatos, imagens, arquivos a que nem todos têm acesso. Antes que a avaliação termine, virão à tona o obscuro segredo da Academia e a realidade assustadora daquele admirável mundo novo.  Inquietante e de uma ingenuidade encantadora, Gênesis conduz a um futuro em que antigas – e eternas – questões filosóficas se chocam com o avanço tecnológico – quando o significado de ser humano, ter consciência e ter alma tornam-se questões centrais."


A história se passa no futuro, em um exame, que Anaximandra responde a perguntas de examinadores, a respeito de Adam Forde, seu "ídolo". O enredo é bom, e o final com certeza inesperado, não há outra maneira para descrevê-lo. A narração é feita em terceira pessoa, o que deu um toque diferente e tornou o livro mais interessante.

Confesso que fiquei presa na história, e que achei que a leitura ia ser a minha preferida do ano (2012), pois ouvi muito a respeito do final surpreendente. Pena que para mim, foi uma surpresa negativa. Me decepcionei muito. Não nego que a história é realmente boa e diferente, pois como disse, se passa no futuro, falando de um outro tipo de civilização, mas o final parece que não se encaixa, e como toda boa leitora, torci pela "mocinha", acho que esse foi um dos maiores motivos pela minha decepção.

Recomendo a todos que gostam de um enredo inovador e uma história distinta das demais, talvez vocês gostem, mas a mim, não agradou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso blog, mas lembre sempre que respeito é bom e todos nós gostamos!